29/07/2015

DICAS FÁCEIS E SUSTENTÁVEIS PARA SEU ESCRITÓRIO OU EMPRESA

A consciência ecológica faz com que muitas empresas venham buscando práticas de sustentabilidade para aplicar dentro de suas instalações. Mas ações de sustentabilidade não devem estar restritas as linhas de produção ou processos de logística/transporte.
As empresas precisam entender que pequenas ações também irão contribuir para um planeta melhor. Na sequência apresentaremos algumas dicas fáceis para adotar no escritório de sua empresa, tornando-o mais sustentável

  1. A primeira ação a ser tomada é conversar com seus funcionários, isso será fundamental. Ouça as ideias que os colaboradores tem a respeito do tema e expresse as suas. Essa ação irá impedir que sua empresa seja acusada pelo funcionário como “uma empresa cortando gastos”. Também se comprometa a encaminhar e-mail para seus colaboradores sempre que uma ação for desenvolvida.
  2. Substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos, como as de LED e fluorescentes. Você vai economizar energia e dinheiro!
  3. Luminárias de mesa também economizam mais do que aquelas que são presas ao teto, pois são acesas apenas quando necessário.
  4. Cuidado com o ar condicionado. Embora bastante necessário, ele pode ser um dos principais vilões dentro de um escritório. Quando possível, o substitua por ventiladores ou a abertura das janelas. Caso realmente seja impossível ficar sem ar condicionado, é recomendado escolher aparelhos com o Selo Procel, que atesta que ele é eficiente e consome menos energia.
  5. Assim como o ar condicionado, todas as outras aquisições de produtos eletrônicos devem ser realizadas com atenção e a preferência deve ser dada aqueles que possuem o selo Procel.
  6. Evite utilizar a impressora com frequência.Quando for necessário, faça impressões em frente e verso. O recomendado é encaminhar informações por e-mail, em .pdf.
  7. Reutilize papeis com espaços em branco para rascunho ou reimpressões.
  8. Adquira e utilize papéis reciclados. Além de contribuir com o meio ambiente, também aumentará a credibilidade da empresa perante as pessoas que receberem seus documentos.
  9. Estimule a carona no escritório, assim sua empresa auxilia o planeta com menos carros nas ruas. Como sugestão, você pode mapear todos os colaboradores da empresa para facilitar a formação de grupo de “carona solidária”. As empresas que realizam reembolso de estacionamento acabarão reduzindo gastos com esse tipo de ação.
  10. Ofereça um vestiário para aqueles que desejam ir de bicicletas ao trabalho. Isso contribui com a diminuição da poluição. Se não for possível fornecer o espaço, verifique a possibilidade de estabelecer parcerias com empresas ou academias próximas.
  11. Verifique se em determinados dias você não pode liberar os funcionário para home office, isso evita a utilização do carro e economiza espaço no escritório.
  12. Estimule a utilização de xícaras para tomar café, reduzindo o número de copos descartáveis. Ofereça garrafinhas de água para seus funcionários usarem dentro do escritório.
  13. Não descarte aparelhos eletrônicos no lixo comum, faça doações ou procure por instituições que realizem a reciclagem. Realize a separação correta (orgânico vs. reciclado) do lixo e descarte corretamente, fazendo parcerias com cooperativas.
  14. Idealize cartões de visita em papel reciclado.
  15. Neutralize a emissão de carbono de seu siteSites são muito poluentes, estima-se que até 2020; se fossem um país, os sites seriam o 2º maior consumidor de energia do mundo, atrás apenas da China.
  16. Evitar deixar aparelhos em stand by (desligados, mas ainda na tomada), assim você economiza de 15 a 40% de energia.
  17. Distribua lembretes em forma de cartaz ou placas para reforçar as ideias que estão sendo adotadas pela empresa. Na cozinha, nos computadores e até mesmo no banheiro. Todo local onde possa existir consumo de recursos escassos deve ter um lembrete.
  18. Realize as ações, estimule seus funcionários e auxilie o planeta.

Com essas dicas fáceis, você pode melhorar o dia a dia, assim como seus hábitos diários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário