05/12/2016

Campo Unido mostrando a sua força.

Na sexta-feira (2), produtores rurais de todo Paraná se reuniram em Curitiba para o evento de encerramento do programa Empreendedor Rural. O projeto de formação e desenvolvimento de lideranças destaca as melhores ações, ideias ou projetos que melhoram a vida no campo. Soluções, muitas vezes simples, de quem vive o dia-a-dia da atividade, com muita inovação e criatividade. O que chamou atenção, no entanto, foi presença maciça de representantes de todas as regiões e municípios do Paraná. A cada caravana que chegava, o ExpoTrade Pinhais, local de realização do evento, ficava pequeno.

 Quase que faltou espaço para comportar os mais de cinco mil agricultores. E olha que o lugar não é pequeno. Era gente de todas as idades. Homens, mulheres, jovens, gerações de agricultores. De um povo que vive do campo, de plantar e colher, cuidar do gado e da granja, faça chuva ou faça sol, 365 dias por ano. Porque dentro da porteira não existe férias. Porque essa é a sua vocação. Porque essa é a vocação do Paraná. E do Brasil.

 O Empreendedor Rural mostra, no entanto, que apesar de qualquer estereótipo que esse ambiente possa sugerir, o produtor rural está conectado com o mundo além da enxada. Até como condição à sobrevivência, está cada vez mais organizado e, política e institucionalmente falando, mais representado. Assim como mais tecnificado e com mais acesso à informação.

Reforçando, eles eram cinco mil. Em uma distribuição racional por município, seria como 12,5 representantes para cada um dos 399 municípios do Paraná. Que em uma demonstração de força e organização se reuniram para celebrar conquistas, pautar desafios e, principalmente, empreender, motivados pela sua representação maior, o Sistema Faep/Senar, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.
Os projetos vencedores propõem iniciativas e investimentos em ações de manejo e tecnologia. Um para melhorar o desempenho do rebanho leiteiro, outro na área de frutas e hortaliças e o terceiro com foco em diversificação da pequena propriedade.

(Fonte: Gazeta do Povo - Giovani Ferreira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário